domingo

PEÇA INFANTIL DE NATAL










Aqui está uma peça rápida e bonita para o Natal. Não há muitas falas e é muito fácil.


O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO NATAL

Após uma curta melodia introdutória, o narrador entra em cena e começa a falar. Sua voz precisa ser calma, tranquila, como a de um contador de histórias infantis.

NARRADOR:
Estamos comemorando o Natal e, por isso, nós pensamos em contar uma linda história para você. 
Esta história aconteceu há muitos e muitos anos, numa cidade muito distante chamada Belém, num país chamado Israel.
Apesar de ser uma história muito antiga, os personagens são bastante conhecidos. Observem José e Maria...

(Entram um menino e uma menina caracterizados. Enquanto caminham, o narrador segue explicando)

NARRADOR:
Eles estão chegando de uma longa viagem. Estão entrando numa estrebaria, porque foi o único lugar que encontraram para descansar. Estão cansados, com fome, com frio e, para complicar a situação, ela está quase tendo um bebê.

MARIA:
Ai, José!  Estou tão cansada...E o bebê já está querendo nascer.

JOSÉ:
Não se preocupe, Maria. Deus está conosco e tudo vai dar certo.

(Os dois se sentam e se acomodam como podem. José desembrulha um pedaço de pão e o entrega para a esposa comer, junto com um pouco de água. Enquanto eles se alimentam, o narrador continua).

NARRADOR:
José e Maria sabem que não estão sozinhos. O que está para acontecer é muito importante na história da humanidade. Por isso, eles estão cercados de anjos.Havia milhares e milhares de anjos cercando aquele local, mas iremos apresentar apenas alguns deles.

(Entram algumas crianças vestidas de anjos e se acomodam ao lado de José e Maria. /Chegam alegres, saltitantes, e com uma linda música de fundo. Como o texto não é muito grande, valorize bastante a entrada desses anjos, sem pressa. Eles podem até cantar. Mas, se não for possível ensaiá-los, coloque um CD./Esqueça as asas com penas e opte por vesti-los com roupas brancas de mangas largas que se abram simulando asas. Eles precisam de liberdade de movimentos para dançar e “voar” enquanto entram).

NARRADOR:

Vamos ver, vamos ver...O que ainda falta acontecer? Como podemos representar o maior milagre de todos os tempos? O evento mais importante aconteceu finalmente: o filho de Deus veio morar entre nós.

(Um dos anjos abre um "pergaminho" e lê uma mensagem em tom solene. /Enquanto ele fala, os outros anjinhos enchem o ambiente com bolinhas de sabão. Cada criança deve carregar seu tubinho num bolso escondido da roupa para usá-lo no momento exato, sem estragar o efeito surpresa. /Maria e José, discretamente, colocam um boneco para representar Jesus na manjedoura e uma música suave de berçário deve encher o ambiente.)

ANJO 1:
É tempo de alegria. É tempo de comemorar. Porque (conforme está escrito no livro do profeta Isaías), um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

(Ao pronunciar as palavras "Príncipe da Paz", o tom do anjo deve tornar-se comemorativo, fazendo todos os anjos "voarem" e cantarem de alegria. Para simular esse voo, os anjos podem dançar uma música suave ou uma conhecida música de Natal, a critério do diretor).

NARRADOR:
Vamos ver, vamos ver ... O que ainda falta acontecer? Sim. Claro! Alguns reis vieram de longe, trazendo presentes para o menino Jesus: ouro, incenso e mirra. 
Eles vieram seguindo uma linda estrela...

(Entra uma linda bailarina representando a estrela. Enquanto ela dança uma linda música, é acompanhada à distância pelos três reis. / Quando a música termina, eles se acomodam ao redor do menino. A estrela se retira por uma porta lateral.

NARRADOR:
Todos queriam ver o menino...

(Se o número de crianças for grande, vá acrescentando personagens ao desfile. Coloque os pastores, ovelhinhas e mais anjinhos...Mas, se forem poucas as crianças, termine o desfile com os reis).

NARRADOR:
Aquele foi o dia mais feliz da história. Todos os anjos louvaram e cantaram.

ANJOS:
Glória a Deus nas alturas, Paz na terra...

(Todos os anjos cantam uma linda música. Todos sorriem.  De repente, o tom do narrador muda. Acordes mais dramáticos começam a tocar...)

NARRADOR:
Jesus veio ao mundo...Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

(Neste momento, há um salto para os dias atuais. Os personagens ficam congelados em cena, a não ser o narrador, que se afasta um pouco para dar lugar a personagens que entram em cena com roupas atuais. O número de atores na cena pode ser maior, com diálogos improvisados.  O importante é que eles  mostrem toda a futilidade humana e o consumismo do Natal. Maria, José, os anjos, os reis e o bebê na manjedoura, todos agora não passam de objetos de decoração na praça de alimentação de um shopping. Pessoas se esbarram, derrubam pacotes...Uma delas elogia a decoração.)

PESSOA 1:
Que bonita a decoração do shopping, não acha?

PESSOA 2:
Não gostei muito, não! Está meio pobrezinha esse ano.

(Neste momento, uma terceira pessoa entra correndo e esbarra nas duas primeiras e derruba vários pacotes.)

PESSOA 3:
Desculpe! Eu estou correndo porque quero ser o primeiro a entrar na Casa Americana! Estão fazendo uma liquidação de celulares androides... 

(Sai correndo de cena, enquanto as duas primeiras pessoas recomeçam a falar.)

PESSOA 1:
Vamos lá também?

PESSOA 2:
Vai comprar outro celular? O seu ainda está novinho!

PESSOA 1:
Mas ele não tem câmera frontal. Eu quero comprar um outro bem melhor para fazer minhas selfies. Vamos correr porque não deve haver muitos no estoque.

PESSOA 2:
Só não podemos demorar, porque eu ainda tenho que comprar muitas coisas.

(Saem tagarelando de cena, enquanto o narrador caminha novamente para o centro e recomeça a falar.)

NARRADOR:
Conforme eu ia dizendo antes de ser interrompido por aquelas pessoas consumistas que não sabem o que é o verdadeiro Natal, Jesus veio ao mundo...Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos que o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos...

TODOS OS ANJOS:
FILHOS DE DEUS!!!

ANJO 1:
Aquele que foi manifestado na carne...

ANJO 2
...foi justificado em espírito, (...)

ANJO 3:
contemplado por anjos, (...)

ANJO 1:
....pregado aos gentios,(...)

ANJO 2
...crido no mundo...


TODOS OS ANJOS:

...E RECEBIDO ACIMA, NA GLÓRIA.

NARRADOR:
Tudo isso aconteceu porque Deus amou o mundo de tal maneira que nos deu seu Único Filho, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha...

TODOS OS ANJOS:
VIDA ETERNA!!!




                                             :::FIM:::





SIMPLIFIQUE E ADAPTE A LINGUAGEM



As crianças não conseguem entender tudo o que está escrito na Bíblia, por isso você terá que ser o intérprete delas. Faça uma hermenêutica apropriada para seus pequenos discípulos, ou seja, uma interpretação que esteja relacionada com o que elas vivenciam em suas vidas.

Você deve ensinar os princípios morais implícitos em cada passagem, de forma simples e direta, mas não precisa contar tudo nos mínimos detalhes. Na passagem sobre Davi e Golias, por exemplo, você pode mostrar que o fraco pode vencer o forte, com fé em Deus e coragem. Mas não precisa contar a parte em que Davi arranca a cabeça do gigante, porque é um conteúdo muito violento e incompreensível para elas.

Conte sempre tudo de forma simples, deixando de lado coisas que não serão relevantes para a lição que você deseja passar.

Observe o exemplo do versículo que estava embaixo de uma figura para colorir. A cena era clássica e mostrava José e Maria, sobre um camelo, rumando para Belém.


“Subiu também José, da Galiléia, da cidade de Nazaré, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Enquanto estavam ali, chegou o tempo em que ela havia de dar à luz, e teve a seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem”. (Lucas 2.4-7).

Agora perceba a mesma passagem bíblica explicada em linguagem infantil:


"Quando Jesus nasceu, José e Maria estavam viajando. Eles foram para Belém, para resolver um assunto muito importante que o governo do país deles estava pedindo. Quando estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê, e ela teve o seu primeiro filho" (Lucas 2.4-7).

Que versão você acha que prenderá melhor a atenção dos seus pequenos discípulos? Vencerá a mais simples e direta.

Beijos e paz.